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Terceirização de TI: uma necessidade para sobreviver

Terceirização de TI: uma necessidade para sobreviver no mercado

No mercado atual, no qual a eficiência de custos e a assertividade em processos fala mais alto, a opção por terceirizar processos internos está aumentando. Quando se fala de TI, especialmente, mais empresas estão aderindo a este modelo a cada ano, em busca do aumento de eficiência e competitividade no mercado.

Segundo dados levantados pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o outsourcing de serviços de TI nas empresas registra um crescimento de 10% ao ano. Ainda assim, muitos gestores de tecnologia ainda possuem dúvidas quanto às vantagens e às desvantagens do outsourcing de TI.

Esse receio não é de todo infundado: por mais que a terceirização da TI seja um passo importante para que as empresas promovam a sua transformação digital, é preciso entender que cada organização tem suas características e necessidades, o que deve ser analisado e planejado, de preferência com um parceiro especializado.

Mesmo assim, não se pode negar o fato de que a aplicação dessa abordagem é essencial para a evolução de uma empresa e a melhoria de seus processos, fazendo com que seus negócios cresçam cada vez mais. Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre as principais vantagens da terceirização de TI.

Redução de custos

Para a maioria dos gestores de tecnologia, a redução de custos é um dos principais incentivos pelo outsourcing de TI. E não é nada difícil de entender o porquê:  basta comparar os gastos necessários para a implantação e manutenção de uma infraestrutura dedicada ? com os chamados custos capitais (Capex) ? e a opção por incluir todas estas operações em um custo operacional (Opex), delegado à um fornecedor terceirizado de serviços.

Com o outsourcing, as empresas têm a possibilidade de controlar seus custos com TI, encaixando todas as suas demandas tecnológicas dentro de um custo fixo mensal.

Isso vale especialmente para o hardware, por exemplo, em que um serviço terceirizado se responsabiliza pela manutenção de equipamentos (servidores, redes, parque de computadores e impressoras, etc), mas também tira a necessidade de manter times internos de manutenção, o que também vale para os sistemas (software). Isso nos leva ao segundo ponto.

Foco no Core Business de sua empresa

Ao reduzir a pressão dos times internos de TI para a manutenção dos sistemas internos, os profissionais da empresa podem focar na melhoria dos processos internos, inovando para tornar o Core Business da empresa ainda melhor.

Em vez de focar apenas na sustentação dos sistemas das empresas, delegar funções a serviços terceirizados abre a possibilidade das empresas focarem em melhores serviços em suas aplicações, aumentando a satisfação do cliente.

Apoio de profissionais especializados

Para manter internalizados os serviços de TI de uma empresa, isso exige um grande custo, desde a folha de pagamento dos profissionais, até a formação de times qualificados e, principalmente, atualizados para garantir uma estrutura segura e de ponta.

Com a terceirização, essa responsabilidade é passada ao fornecedor de serviços. Com um bom parceiro de serviços, as empresas podem contar com ambientes de TI sempre disponíveis e atualizados, assim como podem ter um suporte confiável para resolver eventuais problemas.

Acesso facilitado à inovação

Implementar tecnologias inovadoras (analytics, BI, Internet das Coisas, entre outros) em um negócio não é um trabalho fácil, ainda mais se tentar fazer isso com recursos internos. Entretanto, com o apoio de fornecedores terceirizados de serviços, a possibilidade de inovar é ampliada.

Ao usar infraestruturas terceirizadas, é mais fácil implementar ambientes e aplicações com tecnologia de ponta, contando inclusive com o know-how dos times do parceiro tecnológico, integrando estas inovações com os sistemas da empresa com maior eficiência e rapidez.

É hora de adotar a terceirização de TI?

Sabemos que a maioria das companhias recorrem à terceirização de TI para reduzir custos, mas esse é apenas um dos benefícios que esta decisão entrega. Hoje, as empresas podem acessar uma gama extensa de vantagens com o outsourcing, aproveitando vantagens como aumento de eficiência operacional, apoio especializado aos times internos de TI e acesso facilitado a soluções inovadoras.

Naturalmente, toda decisão empresarial deve ser feita com planejamento e um conhecimento aprofundado das necessidades tecnológicas da organização, seja ela de infraestrutura, de aplicações, ou ambas. Entretanto, ao contar com um parceiro terceirizado de TI, sua empresa pode focar no que é importante, ganhando mais agilidade e competitividade.

A escolha de um parceiro especializado faz a diferença

Promover a mudança organizacional com a terceirização de processos não é um trabalho tão simples: ele mexe não apenas com as tecnologias mas com a cultura de trabalho em uma empresa. Por isso, é importante contar com um parceiro de confiança.

A TechDec está no mercado há mais de 20 anos, desenvolvendo projetos de outsourcing em empresas dos segmentos de educação, finanças, indústria e governo. Com um time altamente qualificado, a TechDec entrega soluções de TI em frentes como segurança, redes, comunicações, servidores, impressão e mais.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos serviços, com recursos de alta performance, alta disponibilidade, ativos de redes e softwares de gerenciamento.

TechDEC Informática


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